Acervo

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Inglaterra 2x1 Resto do Mundo- O começo da conquista Inglesa parte 1

Como quero nesse post fazer uma análise histórica da preparação do English Team para a Copa de 66,e possuo 2 amistosos na íntegra para assistir (Inglaterra 2x1 Resto do Mundo de 1963 e Inglaterra 1x0 Alemanha Ocidental, de 1966) irei dividi-lo em 2 partes. A primeira falará do início do trabalho de Alf Ramsey na frente da seleção até o primeiro amistoso. Já a segunda parte irá falar dos jogos de 1964, 65 e 66, antes da Copa, com enfase no jogo contra a Alemanha. Espero que gostem desse novo estilo do blog.

Introdução
Depois de mais uma decepção em Copas do Mundo, com a eliminação nas quartas de final de 1962, perdendo justamente para o Brasil, por 3x1, a Federação Inglesa resolveu que era hora de mudar.

Afinal, dali a 4 anos, a Inglaterra seria a sede da Copa e era uma questão de honra sair com o título. A primeira providencia tomada foi a troca de treinadores. Saiu Walter Winterbottom e chegou o antigo zagueiro da equipe (que inclusive esteve presente na derrota para os Eua, po 1x0, na Copa de 50, o maior vexame Ingles até então) e que estava treinando o Ipswich Town.

Em sua primeira entrevista coletiva, Ramsey prometeu conquistar a Copa de 66. E quase não mais falou, apenas executou seu plano. Ao assumir o comando técnico da seleção, ele passou a convocar os jogadores e não mais o comite selecionador. Montou também, pela primeira vez na Inglaterra uma comissão técnica.

Escolheu os 22 atletas que encaixariam em seu esquema tático e não necessariamente os melhores. Dos 11 titulares que perderam em 62, 5 permaneciam no grupo de Ramsey. Sem eliminatórias, disputou vários amistosos. Estreou no dia 27-02-1963, perdendo por 5x2 para a França. Depois perdeu para a Escócia, em Wembley, por 2x1 (nesta partida, ele promoveu a estréia de Gordon Banks no gol da equipe), empatou com o Brasil, 1x1. Somente na quarta partida conseguiu ua primeira vitória. Um belo 4x2 sobre os vice-campeões do mundo, a Tchecoslováquia.

Na partida seguinte, nova vitória, desta vez sobre a Alemanha Oriental, por 2x1. Porém, o que mais chamou a atenção nessa partida foi que o excelente atacante Jimmy Greaves (que muitas vezes recuava, fazendo até mesmo o papel de meia) para a entrada do botinudo Hunt. Era o início do 4-4-2, esquema com o qual a Inglaterra seria campeã, 3 anos mais tarde e que até hoje é referencia para vários times do planeta.

Com esse esquema, duas novas goleadas se seguiram. 8x1 na Suíça e 4x0 em País de Gales, ambos fora de casa. O primeiro grande teste, contudo, estava por vir.

Inglaterra 2x1 Resto do Mundo
Data 23.10.1963 Local Estádio de Wembley Público 100.000 Árbitro Davidson (Escócia)
Gols Paine 21, Law 37 e Greaves 42 do segundo tempo
Inglaterra Banks, Armfield, Wilson, Norman e Bobby Moore, Hilme, Paine, Easthan e Bobby Charlton, Bobby Smith e Greaves. Técnico Alf Ramsey
Resto do Mundo Yashin (Soskic, no intervalo), Djalma Santos (Eizaguirre, no intervalo), Schnellinger, Pluskal e Popluhar, Masopust (Baxter, no intervalo), Kopa (Seeler, aos 14 do 2 tempo), Law e Di Stefano, Eusebio (Puskas, no intervalo) e Gento. Técnico Fernando Riera (Chile)

A partida, lance a lance

Primeiro tempo
-Inglaterra dá a saída e ataca para a esquerda da tv. A expectativa em Wembley é grande, já que este é considerado o primeiro grande teste da equipe de Alf Ramsey.
-1 minuto. Bobby Charlton cobra curto um escanteio. Easthan cruza rasteiro e Graves, sozinho na pequena área chuta de primeira. A bola explode no peito de Yashin, que mesmo sem saber como, faz a defesa.
-É interessante notar como o time ingles já joga no 4-4-2. Paine, abre pela ponta quando o time tem a bola, o mesmo faz Bobby Charlton do lado esquerdo. Porém, sem a bola, ambos voltam e ajudam na marcação.
-8 mintutos. Kopa faz bom passe para Di Stefano que chuta para Banks espalmar a córner.
-9 minutos.Pela primeira vez no vídeo é possível notar as duas linhas de 4 de marcação da Inglaterra. O mundo futebolístico começava a mudar.
-Dá pena ver o ótimo Greaves tentar dialogar no ataque com Bobby Snith.
-15 minutos, excelente contra-ataque Ingles. Easthan faz grande passe para Greaves, que invade a área e chuta para mais uma grande defesa de Yashin. Era a velocidade no contra-ataque que Ramsey tanto queria.
-17 minutos. Apesar de desentrosados, o Resto do Mundo compensava com qualidade técnica. Di Stefano passa para Eusébio, que ganha a dividida com Norman mas acaba prensado na hora de finalizar. Mesmo assim, Banks é obrigado a realizar uma difícil defesa sem dar rebote.
-Nada acontece de bom na partida. A Inglaterra erra passes demais e não consegue acertar os ataques.
-26 minutos. Já que o English Team não consegue construir mais nada ofensivamente, Eusébio resolve dar um pouco de emoção ao público. Ele dribla e chuta rasteiro, de fora da área para segura defesa de Banks.
-31 minutos. Finalmente os Ingleses voltam a ameaçar. Bobby Charlton faz jogada de linha de fundo, dribla Djalma Santos e cruza. Bobby Smith, sozinho, dentro da pequena área, consegue cabeçear em cima de Yashin, que segura a bola.
-33 minutos. Greaves acha Bobby Smith, que faz bem o pivo e devolve de primeira para Easthan, que mesmo de muito longe, bate forte, de primeira. Yashin defende em dois tempos.
-35 minutos. Paine rouba uma bola na intermediária e tenta o passe para Greaves. Popluhal se antecipa mas erra o corte e Greaves avança sozinho e bate para Yashin defender. A torcida finalmente se acende em Londres, a Inglaterra começava a jogar bem.
-39 minutos. Djalma Santos cruza, Armfield afasta mal e Kopa bate de primeira, levando perigo a meta de Banks.
-A Inglaterra começa a chegar mais forte nas divididas. Sentindo isso, Di Stefano começa a jogar mais atrás. Era apenas um amistoso, não valia a pena se expor.
-43 minutos. Easthan carrega a bola da sua intermediária até a entrada da área e chuta forte para o goleiro Soviético espalmar a córner.
-46 minutos. O árbitro Escoces encerra o primeiro tempo da partida, com o plavar de 0x0.
Análise do primeiro tempo
Foi um bom jogo de futebol. A Inglaterra criou mais chances de gol, pois já estava mais entrosada e levou a partida mais a sério. O grande destaque foi Greaves, que apesar de ter perdido dois gols feitos, se movimentou o tempo todo e ainda foi o atacante mais efetivo.

Pelo lado do resto do mundo, muita qualidade técnica, mas pouca disposição (ou disposição de amistoso). O grande destaque foi o ponteiro-esquerdo Gento, que, se não conseguiu usar a sua grande arma, a velocidade, pelo menos tentou e participou do jogo.

Chances no primeiro tempo. Inglaterra 6x4 Resto do Mundo.
Placar moral do primeiro tempo. Inglaterra 4x2 Resto do Mundo

Segundo tempo

-O Resto do Mundo volta com 4 alterações. Saem Yashin, Djalma Santos, Masopust e Eusébio e entram Soskic, Eizaguirre, Baxter e Puskas. A saída para a etapa final é dada pelo Resto do Mundo. Era a volta do Major Galopante ao estádio que o havia consagrado 10 anos antes, quando a Hungria derrotara a Inglterra, po 6x3.
-1 minuto. Depois de um lateral cobrado na área, Bobby Charlton desvia a bola, Soskic sai mal e divide com Bobby Smith. Na confusão, a bola se oferece a Greaves que chuta sem goleiro, mas Eizaguirre salva em cim da linha.
-8 minutos. Aparece no vídeo Bobby Charlton cobrindo o lateral esquerdo e Paine marcando Gento do outro lado. É a nova era do futebol
-9 minutos. Greaves marca um gol depois de driblar Soskic, mas o árbitro anula erradamente, marcando uma falta anterior. Ele deveria ter dado a vantagem. Ah se fosse nos dias de hoje..kkk
-14 minutos. Substituição no esto do Mundo. Sai Kopa e entra Seeler.
-21 minutos. GOL! Bobby Smith sai da área e cruza. Greaves tenta dominar, mas Eizaguirre afasta a bola que acaba sobrando para Paine, que chuta para abrir o marcador.
-26 minutos. Mais um grande contra-ataque da Inglaterra. Começa com Banks que acha Bobby Chalton. Este carregaa bola até passar para Greaves, que dá um lindo passe para Bobby Smith, que gira e bate de primeira. Soskic só consegue espalmar para escanteio.
-30 minutos. Di Stefano aparece novamente no jogo e dá lindo passe para Law, que vai a linha de fundo e rola para trás. O mesmo Di Stefano finaliza mas Banks mostra porque se tornou o titular da camisa 1 e faz mais uma grande defesa.
-32 minutos. Bobby Charlton acha magistralmente Greaves livre, dentro da área. O atacante bate de primeira, mas Soskic consegue defender. Parecia que não seria o dia de Greaves.
-37 minutos. GOL! Pukas mostra todo seu brilhantismo ao achar Law nas costas da zaga Inglesa. O escoces domina, invade a área e só tem o trabalho de tocar na saída de Banks, que desta vez nada pode fazer.
-39 minutos. Bobby Charlton carrega a bola desde seu campo defensivo. Ao chegar na entrada da área, ele bate firme, rasteiro. Infelzimente, ela expolde na trave. No rebote, Paine cruza na medida para Greaves que erra a cabeçada.
-40 minutos. Greaves recebe de Bobby Charlton e avança. Ele tenta cruzar para Bobby Smith, mas a bola pega mal em seu pé e vai ao travessão.
-42 minutos. GOL! Novamente, grande jogada de Bobby Charlton. Ele carrega a bola desde sua defesa, passa por 3 marcadores e chuta de pé direito. Soskic falha e solta a bola nos pés de Greaves que, desta vez não perde a oportunidade. 2x1 para o English Team.
-45 minutos. A partida chega ao fim com a vitória Inglesa. O time de Alf Ramsey passava bem pelo seu primeiro grande teste.

Análise do segundo tempo
A vitória da Inglaterra acabou sendo mais do que merecida. Teve mais posse de bola, criou as melhores chances e, se não fosse a tarde infeliz de Greaves, poderia ter vencido por uma margem mais confortável.

Destaques absolutos para Banks, Bobby Charlton e Greaves (apesar das oportunidades desperdiçadas)

No Resto do Mundo, os melhores foram Di Stefano e Gento. Nenhum deles, porém teve muito brilho.

Chances no segundo tempo. Inglaterra 7x2 Resto do Mundo
Placar moral do segundo tempo. Inglaterra 7x2 Resto do Mundo
Placar moral da partida. Inglaterra 11x4 Resto do Mundo

Conclusão do post
A Inglaterra começava a mostrar ao mundo, uma nova maneira de jogar futebol. Com muita marcação, pontas atuando como meiase atacantes de referencia na área. Ainda naquele ano de 1963, houve uma nova goleada, desta vez por 8x3, contra a Irlanda so Norte. O ano terminav bem para Ramsey e seus comandados. Ele ganhou a confiança e o tempo que necessitava para emplacar suas mudanças.

Obs. 1)Mais sobre o esquema tático utilizado pela Inglaterra, neste jogo contra o Resto do Mundo, no quadro abaixo. Observe o 4-4-2, com o recuo sem a bola dos antigos pontas, agora transformados em meias Paine e Bobby Charlton. Greaves é o atacante de movimentação, enquanto Bobby Smith a referencia na área.


Clique na imagem para ampliar

2)Este post terá uma continuação em breve, falando dos anos de 64, 65 e o pré-copa de 66, com destaque para o amistoso Inglaterra 1x0 Alemanha Ocidental, de 23 de Fevereiro de 66, ou seja menos de 5 meses antes da estréia Inglesa na Copa. Espero que tenham curtido. Abaixo video dos melhores momentos do jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros